29 setembro 2011

Pra quem gosta de gatos!


A hashtag de hoje que mais me chamou a atenção no twitter, foi a #catloversday, é claroooo que eu ajudei com essa tag porque, quem acompanha o blog, sabe que eu tenho uma paixão platônica por gatos, são meus animais preferidos.


Como uma boa amante desses felinos, uma coisa que me deixa ''p'' é quando alguém diz que não gosta de gatos e dão desculpas super bestas.. Assim, um dia desses, estava na internet procurando alguma coisa relacionada a gatos não me lembro exatamente o que, e achei um artigo super interessante, que falava sobre o ''Porque as pessoas dizem que não gostam de gatos'', veja abaixo:


''Estou cansado de ouvir pessoas dizerem que não gostam de gatos. Como sou fascinado por essas criaturas, resolvi tentar entender o porquê disso. Como é que alguém pode não gostar de animais tão maravilhosos?
Conversando com diversos “inimigos” de gatos, cheguei a algumas conclusões. Não sei se estão corretas, mas me confortam e espero que ajudem a confortar aos demais amantes dos felinos.


Nojentos e asquerosos
Há pessoas que dizem sentir nojo de gatos ou que os acham asquerosos. Logo imaginei que poderia ser aflição por pêlos, já que bastante gente gosta da pele de sapos ou de pererecas. Mas a maioria dessas mesmas pessoas não acha os cães nem um pouco nojentos ou asquerosos. Como? Os dois possuem pêlo e pele muito semelhantes, sendo que os gatos costumam estar muito mais limpos e com menos odores que os cães. Concluí que esses comentários não decorriam de características da pele ou do pêlo dos gatos. Essa minha primeira conclusão me deixou ainda mais curioso e continuei com minha pequena pesquisa...

Interesseiros e egoístas
O comentário que mais ouvi, sem dúvida nenhuma, é que os gatos são interesseiros e egoístas. Esse foi o principal motivo relatado pelas pessoas que diziam odiá-los. Achei curioso o fato de essas pessoas nunca terem tido um contato maior com gatos. O pouco que elas sabem é pelo que ouvem falar. Fui ficando cada vez mais curioso, pois como alguém pode ser capaz de odiar um animal que nem sequer conhece direito?

Prazer em falar mal do bichano
Outra coisa que me intrigava era as pessoas parecerem ter prazer em falar mal dos gatos ou ter orgulho em dizer que não gostavam deles. Mesmo quando eu perguntava especificamente se gostavam de cães, muitas me respondiam que sim e aproveitavam a deixa para dizer que, porém, de gato não gostavam! Da onde viria essa vontade tão grande de dizer que não gostavam de gatos?
Foi a partir dessa conversa que muitas coisas se esclareceram na minha cabeça e passei a compreender melhor os não amantes de gatos. Não quero dizer, com isso, que concordo com eles - simplesmente os entendo melhor!


Clube exclusivo
No decorrer de minha pesquisa, comecei a perceber que existia nas pessoas uma tendência de escolher entre uma espécie e outra, como se não pudessem gostar das duas. Se gosto de cães, automaticamente não posso gostar de gatos.


Ajuda de psicólogos e psicanalistas
Com uma porção de dados na mão e inúmeras dúvidas, resolvi bater um papo com especialistas em comportamento humano, ou seja, com psicólogos e psicanalistas.

Quero falar de mim e ser aceito!
Quando alguém fala sobre algo, também está falando de si próprio. É o que acontece, provavelmente, quando a pessoa diz que não gosta de gatos. Em vez de dizer que não é egoísta, independente ou nojenta, simplesmente diz que não gosta de gatos. E a intenção de falar sobre si mesma e de estreitar o relacionamento terá funcionado se a pessoa com quem conversa também tiver repúdio por gatos.

Expectativa errada
Mas como é que o gato tornou-se sinônimo de interesseiro e independente? Provavelmente isso acontece porque há uma tendência natural de compará-lo com o cão, animal extremamente dependente e que necessita de constante aprovação das pessoas do seu grupo.Não há como não se frustrar se esperarmos que um gato se comporte como um cão e vice-versa.

Dificuldade de aceitar o diferente
Para a maioria das pessoas, é muito mais fácil aceitar o comportamento canino, muito mais conhecido por elas e mais parecido com o nosso. Seres humanos são extremamente carentes e precisam de aprovação dos demais quase que constantemente, assim como os cães e diferentemente da maioria dos gatos.

Vença seus preconceitos!
Concluímos, com a pesquisa, que as pessoas falam mal dos gatos para conseguir atenção, para ser aceitas e para dizer que não são egoístas e que precisam das outras pessoas. Mas também dizem sem saber, pelo menos algumas, que são preconceituosas e que não conseguem amar seres diferentes delas!


Gatos são animais incríveis, mesmo sendo diferente dos cães e de nós. Reconhecer isso e aprender com as diferenças nos torna pessoas mais sensatas e humanas.''

Escrito por Juliana às 1:28:00 PM

17 mil leitores comentaram aqui:

Camilla ♥ disse...

Eu amo gatos e acho que esse lance deles serem egoístas não tem nada a ver. Eu gostaria de ter um gatinho laranja ou cinza.

Eu vi KKKKKK Falei um monte no meu facebook, e ainda teve gente que veio brigar comigo.

Bjonas (:

Fique com Deus <3

Bubble Dream disse...

quase todo mundo que eu conheço não gosta de gatos porque acham eles egoistas,mas eu tenho uma gatinha ela as vezes é egoista,mas se eu estou triste ela vem e fica me lambendo e mordendo minha blusa pra eu brincar com ela,eu posso dizer com todas as letras que eu sou uma CAT LOVER! <3

Beatriz disse...

Aah super preconceito com gatos (principalmente gato preto). E beem errado, porque são ainimaos lindos e companheiros. E é meu sonho ter um (talvez quando encontrarem a cura para renite... :( )
Bjoos

Franciele disse...

Ah eu amo gatos tanto quanto vc, kk'. Muitas pessoas falam que gatos não são apegados as pessoa, eu discordo, se um gato é bem tratado ele é fiel a vc.

Bjok´, fraan

Ah o meu blog mudou de endereço, porque o outro deu algum problema. Mas o resto continua igual.

http://cidade-de-garotas.blogspot.com/

Camila v. disse...

Não sabia que hj era dia do gato, que legal! Achei o post super interessante, levando pro lado psicologico dos humanos...
eu addoro felinos, aqui em casa tem 3 gatos ! Sei lá, me identifico mais com eles pq sou mais quieta e na minha... cachorro é legal, mas é mto grudento e bagunceiro.
Enfim, é isso.
Bjo Juh !

Carol disse...

Que fofinha a primeira foto do gatinho!

Participe do sorteio do blog de uma short de paetê!

Bjos.

Loucos Informados disse...

Nossa que legal!!
Os gatos são mesmo muito fofos >.<
Lindo demais e muito criativo!! ^^
Quero te agradecer MUITO por suas visitas e seu comentário!
Não retribui seu comment porque estou muito atarefada na escola :/ Aliás, vou ficar "ausente" por um mês mais ou menos... D:
Beijos, até mais... #Não Agurde retribuição de comments, por favor... ^^

http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/

Mary Hitner disse...

Eu sempre quis ter um gato, mas aqui em casa ninguém gosta dos bichanos..

Mas eu acho eles super fofos *-*

Um beeijo..

http://maryhitner.blogspot.com/
@maryhitner

Gabriel Borges disse...

Eu gosto muito de catos, eu tive um gato uma vez por duas semanas, ele era filhote, muitonovinho, ele veio pra casa dentro do motor do carro, e acho que foi embora do mesmo jeito, a gente achava que era ele, mas era ela, e era muito fofa, minha cachorrinha sentiu falta dela quando ela foi embora, ela ficou meio deprimida, porque ela cuidava como se fosse mãe da gata.

Bj.

Tenha um ótimo final de semana.

Gabriel
www.uglymonster.sugar-dance.org

Aislan Faustino disse...

Oxi que gatinho mais fofuxo *-* isso mesmo drogas é uma merda ! #FATO

thegirlandboy.blogspot.com

Girlslivinginfashion. disse...

Não gosto de gatos!!!
Achei seu blog muito interessante e lindo claro...
b-jim
_Daiane ;*

http://girlslivinginfashion.blogspot.com/

Anna Luísa disse...

Aqui em casa tem uma gata, não sei se é só a daqui, mas ela mia demais. chega a irritar. Eu to fazendo dever ela mia, to estudando, ela mia.. nossa.. kk queria ter aquelas gatas grandonas, peludonas e etc
beijo

www.ihaveinmybag.blogspot.com

Joana disse...

seguindo seu blog lindo (:

http://sonhodeconsumoteen.blogspot.com

Débora disse...

Cara, 'Gatos são nojentos'? Na onde? Alguém pode me dizer? Afff..
Gatos são montanhas de fofura, isso sim!
Bjos
http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com

Bruna Tenório disse...

Awn, que amo gatos! São tão lindos ♥_♥ mas infelizmente não posso ter, porque tenho alergia, e aqui em casa já teve caso de toxoplasmose :~~

Tânia T. disse...

Adoro gatos! (:

bjo

Dylan disse...

Ótimo seu blog, estou seguindo. Bjão, obrigado pelos comentarios!

Postar um comentário

Hey! Seja bem vindo (a) ao 16 amargos! Dê sua opinião sobre o post, não se esqueça de deixar o link do seu blog.